Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial / Atividades / SIMPÓSIO ECUMÊNICO AMBIENTAL

SIMPÓSIO ECUMÊNICO AMBIENTAL

Aliando preservação do meio ambiente e religiosidade, a Campanha da Fraternidade de 2016 teve como tema "Casa Comum, Nossa Responsabilidade" que procurou conscientizar a população sobre a importância de cuidar dos recursos naturais através da religião. Lideranças da igreja católica, Pe. Valdir Antônio Riboldi, e da comunidade luterana, Pastor Luzaoir Lenz, uniram forças com o grupo PETAMB para organização de três simpósios, repassando a mensagem de que cuidar dos problemas ambientais é responsabilidade de todos.

I Simpósio Ecumênico Ambiental

Aconteceu no dia 9 de junho com a temática voltada para o saneamento básico, o PET planejou uma dinâmica espalhando lixo no ambiente da palestra para demonstrar os problemas causados pela destinação incorreta do lixo, e para concluir exibiu-se um vídeo explicativo, onde o público é levado a refletir sobre o que cada um faz com seu lixo. Na sequência a palestrante Romi Marcia Bencke falou sobre o papel da igreja na área de saneamento básico.

 

II Simpósio Ecumênico Ambiental

Dando sequência aos eventos planejados para a Campanha da Fraternidade, no dia 26 de agosto aconteceu o II Simpósio Ecumênico Ambiental, às 19h30 no auditório da UTFPR. A temática abordada foi relacionada a crise hídrica, dessa forma o grupo PET organizou uma dinâmica para demonstrar a importância da água, para isso foram distribuídas garrafinhas de água que tiveram suas tampinhas coladas, sendo impossível abri-las, na sequência exibiu-se um vídeo que trouxe a realidade dos problemas da falta de água. Para dar continuidade ao evento houveram quatro palestras, a primeira, sobre águas superficiais, foi ministrada pelo professor Dalésio, a segunda abordando estudos sobre as águas subterrâneas de Medianeira com a explicação do professor Eder Lisandro, após a apresentação da peça teatral "Água, pra que te quero", deu-se início a terceira palestra tratando sobre os problemas do esgoto doméstico, apresentados pela assistente social da SANEPAR, Edvane Amaral e por fim a quarta palestra abordando o destino do esgoto industrial, onde a tecnóloga ambiental responsável pelo departamento ambiental da Frimesa, Gisele Caldereiro explicou as etapas do tratamento do efluente gerado na indústria.

 

III Simpósio Ecumênico Ambiental

Realizou-se no dia 30 de novembro o III Simpósio Ecumênico Ambiental, que tratou sobre a questão da dengue e destinação do lixo, seja ele reciclável, orgânico ou eletrônico. Vinculado a este tema, lançou-se a Campanha de Recolhe do Óleo de Cozinha, que será organizada pelo grupo PETAmb com o auxílio de algumas lideranças das comunidades do município, na oportunidade o público pode entender os problemas que óleo pode causar ao meio ambiente e a importância de dar uma destinação adequada ao mesmo, além disso puderam conhecer os mascotes da campanha e onde estarão os pontos de coleta do óleo. Para completar as apresentações sobre o cuidado com o meio ambiente, as escolas Idalina Pasquotto Bonatto e Monteiro Lobato apresentaram encenações com o intuito de conscientizar o público.