Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial / Quem Somos / Sobre o PET

Sobre o PET

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL

O PET foi criado em 1979 com o nome de Programa Especial de Treinamento, sendo coordenado pela CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior, sendo que em 1999 foi transferido para a SESu - Secretária de Educação Superior vinculada ao MEC - Ministério da Educação e apenas em 2004 passou a se chamar Programa de Educação Tutorial. Atualmente existem 842 grupos PET distribuídos em 121 Instituições de Ensino Superior.

O Programa de Educação Tutorial - PET é desenvolvido por grupos de alunos em níveis de graduação com a tutoria de um professor, com a orientação de desenvolver projetos que se enquadrem em três categorias: ensino, pesquisa e extensão. Tem como objetivo complementar a formação oferecida pelos cursos de graduação, com a realização de atividades extracurriculares, garantindo a vivencia de experiências que não são proporcionadas pelo sistema convencional de ensino e assim preparando o acadêmico tanto para o mercado de trabalho, quanto para o ingresso em programas de pós-graduação.

Com isso espera-se que os alunos, das diversas áreas do conhecimento, que tiverem participado do PET levem uma bagagem de altíssimo conhecimento científico, técnico, ético e com responsabilidade social, suficientes para atuar no mercador profissional, em atividades de pesquisa e docência, contribuindo para a transformação da realidade nacional, devido principalmente ao olhar crítico, proatividade e aptidão para desenvolver trabalhos em grupos.

PETAMB - CONEXÕES DE SABERES

O PETAMB, Conexões dos Saberes  foi criado em dezembro de 2010, iniciando suas atividades em março de 2011 no câmpus Medianeira da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O professor responsável pela criação do programa foi o Dr. Carlos Alberto Mucelin, que permaneceu como tutor do grupo até maio de 2015.  Atualmente o grupo é composto pelo tutor Dr. Laercio Mantovani Frare e acadêmicos dos cursos de Engenharia Ambiental e Tecnologia em Gestão Ambiental.

Criado dentro da temática de ambiental, o grupo desenvolve atividades voltadas para a tríade de ensino, pesquisa e extensão, com o objetivo de relacionar os cuidados necessários com o meio ambiente com atividades cotidianas, levando informações para que o público compreenda a importância de preservar os recursos naturais. Além disso, o grupo ainda promove atividades para que os acadêmicos possam desenvolver suas habilidades durante a graduação, auxiliando no desenvolvimento profissional de cada um.

Missão

Multiplicar o conhecimento adquirido, facilitando o acesso a informação para a comunidade acadêmica e população externa. Desenvolver a proatividade em atividades organizadas pelo grupo, proporcionando o crescimento conjunto.

Visão

Ser referência de produtividade e rendimento acadêmico, com base nos três pilares: ensino, pesquisa e extensão

ÉTICA: zelar pela credibilidade perante a sociedade

EXCELÊNCIA: ser sinônimo de organização e qualidade das atividades realizadas